Ouvir na essência

A importância de ouvir na essência

Pessoas criativas e bem-sucedidas tem como característica a capacidade de ouvir com atenção, elas acreditam que soluções criativas e assertivas são frutos do diálogo e para isto precisam da escuta ativa.

A escuta ativa possibilita a contrução de relações sólidas sejam pessoais ou profissionais. Isto ocorreu porque as pessoas se sentem respeitadas e tratadas e sem julgamento e como recompensa retribuem com confiança e lealdade.

Sabe o que é preciso para ouvir com atenção?

Ouvir com atenção envolve um processo mental sofisticado e disciplina, vamos conhecer sobre os três níveis de atenção:

Nível 1: Existe a atenção consciente, respeito e a pratica a empatia. É possível captar a mensagem, o tom e o volume da voz e os sinais corporais. O foco está em ouvir e não julgar, isto promove o entendimento da situação resultando em melhores soluções.

Nível 2: A falta de atenção prejudica a percepção do que é dito e o significado da mensagem. O interlocutor é julgado de acordo com as crenças do ouvinte gerando interpretações equivocadas.

Nível 3: A mente está distraída o foco não está na conversa. A capacidade de captar e lembrar da mensagem é baixa, pois o foco do ouvinte está em pensamentos negativos e sentimentos de frustração, raiva, ansiedade, impaciência e mau humor. O resultado é sempre o conflito.

Conheça os comportamentos que não favorecem a prática da escuta ativa.

  • O falso:Mostra sinais de atenção como balançar a cabeça, contato visual e murmúrios ocasionais, mas o pensamento está focado em outro lugar.
  • O impaciente:Não permite que o interlocutor termine de falar, demonstra ansiedade de falar e tem pouco respeito pelo interlocutor.
  • O pensador:Na busca por interpretar o que esta sendo dito faz julgamentos prematuros sem prestar atenção nos sentimentos e emoções.
  • O egocêntrico:Fica esperando momento de usar o assunto para ter o foco para si.
  • O chato:Escuta até que possa usar as palavras do interlocutor para mostrar que ele está errado ou para mostrar outros pontos de vista, mesmo que não contribua com o tema ou que seja relevante.
  • O sabe tudo:Interrompe e impede que o interlocutor conclua sua mensagem, demonstra falta de respeito quando minimiza o interlocutor diante dos demais ouvintes.

Conheça os comportamentos que favorecem a prática da escuta ativa.

  • Foco no importante:Preste atenção no orador procurando ideias e informações importantes.
  • Foco no conteúdo:Escute o que está sendo dito, não se distraia com julgamentos e respeite as diferenças.
  • Sem julgamentos:Não reaja defensivamente quando ouvir ideias diferentes das suas, nem sempre é preciso defender seu ponto de vista, ele pode ser irrelevante para o resultado final.
  • Focalize nas ideias:Pense de forma sistêmica para fortalecer a concentração e a compreensão.
  • Seja seletivo nas anotações: Anote somente o que for relevante para não se distrair.
  • Seja ativo:Se concentre, faça contato visual, demonstre através de expressões faciais discretas sua concordância ou dúvidas.Quando o interlocutor terminar se houverem dúvidas busque esclarecimentos.
  • Memorize a mensagem:Faça um resumo na sua mente para evitar falar antes de concluir o pensamento.

 Nossa cultura tem a crença de que a pessoa mais importante é a que explica, já quem escuta é considerado passivo. É preciso quebrar este paradigma e entender que quem escuta atentamente consegue ser mais estratégico e ter maior influência, pois não criam problemas desnecessários. Esta habilidade precisa ser desenvolvida e treinada.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *