cerebro

Neuroanatomia Fundamental – Cérebro trino ou trio

Existe também uma divisão conhecida como cérebro trino ou trio, que é baseada em uma teoria evolucionista elaborada no início do século passado. Esta forma de divisão separa o cérebro em três grandes áreas.

cerebro-trino

Cérebro reptiliano

 Localizado na parte mais baixa do cérebro próximo ao tronco encefálico. Ele se chama assim porque aparece na escala evolutiva como responsável por nossos instintos de proteção, reações automáticas e de vigília. Trata-se da área responsável pelas necessidades básicas e essenciais como sono, frequência respiratória, batimentos cardíacos, transpiração, entre outros.

Uma característica  interessante é que ele trata as situações de alerta classificando as informações como inimiga ou  neutra com base em um pré-julgamento realizado no inconsciente. Em situações de ameaça ele decide se reage/luta, foge se puder ou abandona a situação com reações como desmaio, perda de memória, paralisia etc.

Cérebro emocional (límbico)

Localizada na parte central do cérebro é responsável por nossas emoções, por nossos comportamentos emotivos e pelo controle das nossas reações emocionais. Ele utiliza memórias afetivas que são geradas através das experiências e/ou repetição.

Neo-córtex

Localizado no lobo frontal, responsável por várias funções cognitivas como análises, percepção, sendo a parte maior e mais evoluída do cérebro. É o responsável pela consciência e o raciocínio lógico e nos distingue dos outros animais dando ao ser humano o status de ser superior.

Apesar de explicarmos separadamente a função eles  trabalham juntos. O Neo-córtex ao receber as informações processa de acordo com as nossas memórias afetivas  (límbico) e consulta o reptiliano para saber o que deve fazer reagir ou fugir. A evolução do ser humano está em administrar o reptiliano sabendo diferenciar o que é real do que é irreal e tomando decisões mais conscientes, caso contrário viveremo com medo.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *