gratidão

Ressignificar

Para programação neurolinguística (PNL) ressignificar é:

  • Habilidade e capacidade de encarar de forma simples as situações que antes eram complicadas.
  • Perceber de uma nova maneira e dar um novo sentido e significado mais significado positivo e satisfatório para um acontecimento que nos incomoda, passando a encara-lo com equilíbrio emocional.

Este processo desenvolve a capacidade de compreender as circunstâncias da vida.

A neurociência nos explica que ao relembrar acontecimentos carregados de sentimentos de dor, mágoa, trauma e sofrimento, pois nosso organismo libera os mesmos neuroquímicos que ocorreram passado, ou seja inconsciente estamos sentindo novamente (ressentir).

Ao ressignificar uma experiência mudamos os sentimentos e isto cria novas memórias afetivas capazes de nos trazer tranquilidade e força.

A ressignificação estimula a neuroplasticidade criando novos caminhos neurais mais saudáveis.  A capacidade de ressignificação é você praticando a autocura que como benefício lhe traz uma expansão da consciência, liberdade, elimina crenças limitantes e consequentemente você será mais feliz e realizado.

Ressignificação na minha vida

A pouco tempo encontrei um texto, e ao ler identifiquei que o contexto ainda faz tanto sentido para mim que decidi reescrevê-lo para compartilhar a experiência mais intensa da minha vida. Na época em que escrevi o texto tinha 19 anos de idade e já me considerava muito madura por tudo que havia vivido.

Quando tinha 13 anos, meu irmão, então com 16 anos morreu em um acidente e este fato virou a minha vida do avesso e mudou completamente meu papel dentro da minha família, passei a ser o suporte no momento mais triste da minha vida e não pude me desesperar, pois sabia que tinha que ajudar as pessoas que eu mais amo.

Aliás, foi neste momento que descobri o quanto os amava, através da necessidade de protegê-los pois eles precisavam de mim.

Tudo na vida acontece por um motivo e com o tempo (longo tempo), consegui ressignificar a morte do meu irmão e pude perceber que me tornei uma pessoa mais preparada para os desafios que a vida tinha para mim e ainda hoje à medida que as coisas acontecem eu tenho mais certeza disto.

Não significa que ele teve que morrer para eu me tornar a pessoa que eu sou hoje, eu acredito que eu teria aprendido de qualquer forma, pois tenho automotivação para isto, mas que eu consegui tranformar a dor em conquista a medida que evolui.

Aprendi com a saudade que sinto do meu irmão que o amor verdadeiro é eterno, é claro que eu sinto falta do abraço, do sorriso e de dividir os momentos especiais da minha vida com ele, porém uma alegria invade meu coração quando resgato os momentos que tivemos juntos e a certeza de que vivi na essência tudo que tinha para viver com ele nesta vida.

Eu acredito que nossa alma é única e seja aqui neste plano ou em outro temos uma missão para cumprir. Por isto, para alguns, esta passagem por aqui é breve. Meu irmão até hoje é um exemplo de generosidade, alegria, humildade e quanto mais evoluo me sinto mais próxima dele.

O amor verdadeiro se manifesta de várias maneiras independentemente do tipo de ligação. Este tipo de amor nos conecta com a essência do outro, por isto podemos ter amigos irmãos e irmãos amigos, pois o vínculo independe do laço sanguíneo.

Continuo aprendendo com os acontecimentos da minha vida e credito este crescimento se da devido a vontade de resolver os problemas de forma efetiva para seguir adiante e ter felicidade plena. Só conseguimos ressignificar os momentos difíceis quando dentro de nós existe o desejo legítimo de ser feliz, pois a escolha sempre é nossa.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Comments

comments

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *