MUD2

Como a química você pode melhorar sua qualidade de vida

Você sabia que entendendo química é possível melhorar sua qualidade de vida?

Você pode naturalmente estimular seu organismo para ser sua melhor versão.

Vamos entender a influência no nosso comportamento.

quimíca

dopamina (DA) é um neurotransmissor que tem relação com sistema de comportamento motivado a recompensa. Está relacionada ainda com controle motor, aprendizado, humor, emoções, persistência, cognição, foco, motivação, produtividade e memória. Se estiver equilibrada pode potencializar estas características e trazer resultados fantásticos.

Serotonina (5-hidroxitriptamina ou 5-HT) é um neurotransmissor que está ligado a percepção da dor, humor, controle da ansiedade, saciedade, controle do medo, atividade sexual, controle da depressão e regulação do sono. Se estiver desregulado favorece a irritação, agressividade, mal humor, sonolência, dificuldade de aprendizado, distúrbios de memória, concentração, desregulação do sono e do apetite, impaciência e ansiedade.

Ocitocina ou oxitocina é um hormônio produzido tanto no cérebro como no sangue, tem relação com parte do prazer do orgasmo e medo do desconhecido. Tem como função desenvolver o apego, empatia, confiança, generosidade.  Estas características são fundamentais para construir uma sociedade mais estáveis e confiáveis através da moralidade.

É curioso saber que na maior parte do tempo quando decidimos agir corretamente o fazemos pelo desejo de se sentir bem e em paz, pois temos a consciência de que partilhamos as emoções, por isto evitamos causar no outro sentimento de tristeza, frustração etc.  Ou seja, sabemos que a consequência de um comportamento não adequado é que nos sentiremos péssimos também, e o inverso também ocorre se o outro sente felicidade e partilhamos desta alegria nos sentimos bem.

Noradrenalina, também chamada de Norepinefrina, é o neurotransmissor do sistema nervoso simpático e precursor da adrenalina é o que mais influencia o humor, ansiedade, sono e alimentação junto com a Serotonina, Dopamina e Adrenalina.

adrenalina ou epinefrina é um hormônio simpaticomimético e neurotransmissor que em momentos de “stress” são liberados em quantidades abundantes no organismo preparando-o para grandes esforços físicos. Tem relação com a sobrevivência pois em situações de risco ela potencializa em alguns indivíduos raciocínio acelerado, visão melhorada devido à dilatação das pupilas, acelera o ritmo cardíaco, melhora o funcionamento dos pulmões, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.

 Como estimular e/ou equilibrá-los naturalmente?

  • Dopamina:Ajude seu cérebro a reconhecer situações boas como: prazer, bem-estar, gratidão e realização.
  • Serotonina: Pensar em momentos felizes, praticar de exercícios físicos regulares, uma rotina de sono reparador, sexo de qualidade, dar e receber carinho, viver momentos surpreendentes, o hábito de ouvir músicas que estimule boas lembranças e a própria exposição ao sol, dentro dos cuidados necessários.
  • Ocitocina: Massagens, dança, pensamentos positivos e orações.
  • Noradrenalina: Seu desequilíbrio deve ser diagnosticado e tratado por um médico especializado.
  • adrenalina: Seu desequilíbrio deve ser diagnosticado e tratado por um médico especializado.
CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *