IE3

Você no controle das suas reações

Você já se se sentiu mal com sua atitude diante de uma situação de stress?

Você já se perguntou se é possível reagir diferente diante destas situações?

Me refiro aqueles momentos que depois que acontece, você fica remoendo e se sentido mal com a sua atitude mesmo quando tem razão? Se você sente isto, é bem provável que se sente triste pois a atitude não combina com a pessoa que você gostaria de ser. 

A boa notícia é que você é possível mudar a forma como reage através do autoconhecimento, ressignificação e treino.

Você sabia que dentro do cérebro no sistema límbico existe um grupo de neurônios chamado de amígdala e que ela tem influência direta em nosso comportamento? 

A função principal da amígdala é monitorar o ambiente e identificar as situações de perigo “alerta”, medo ou ansiedade com base nas nossas memórias. Quando recebemos uma informação seja através de uma imagem,som,cheiro e paladar  nosso cérebro atribui um significado e criando nossas memórias emocionais. 

Todas as nossas decisões e reações passam pelas nossas memórias emocionais, por este motivo é importante ressignificar o necessário para que as memórias sejam positivas.

Exemplo: Quando uma criança cai pela primeira vez se ela ver pânico no rosto dos pais, vai sentir insegurança e medo, este sentimento será salvo na memória emocional associado ao acontecimento. É bem provável que ao cair novamente ela sinta a mesma coisa mesmo que seja uma queda superficial, pode ocorrer também em situações onde ela pode se imaginar caindo e isto pode desencadear outros medos como praticar esportes, brincar em um balanço, passar por uma ponte etc..  

Sabendo que esta é a forma do cérebro aprende e desenvolve a capacidade de reagir aos acontecimentos, cabe a nós criarmos memórias emocionais/afetivas com base em realidade e ressignificação, para que possamos reagir de uma forma mais positiva diante das situações.

É sabido que o medo ou a raiva podem limitar sua capacidade de pensar e/ou se comunicar direito ou até de fazer tarefas simples, e é neste momento que reagimos de forma inadequada, mesmo quando a reação não é exteriorizada ela gera sentimento e memórias que te fazem sentir mal.

É possível controlar esta área no momento da crise mudando o foco durante o acontecimento seja através de um exercício de respiração, meditação ou um abraço, já para tratar a causa raiz é preciso construir memórias com base na realidade e ressignificação, porque não merecemos viver com desnecessariamente para nos proteger do que não existe. Foque menos no “Se” e mais no “Como” viver no presente.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *