me

Ser líder de si

Para ser um líder é preciso assumir a posição correta para dedicar tempo ao novo, sentindo-se reconhecido pela capacidade de inovação e garantia da continuidade.

O desafio é deixar de administrar, ou seja, deixar de se satisfazer com a solução de coisas importantes e imediatas e estar preparado para lidar com a frustração daqueles que estão acostumados a ter sua resposta imediata, seja na vida profissional ou pessoal.

No processo de se tornar líder de si aprendemos que a proatividade se baseia no dom exclusivamente humano da autoconsciência. Existem, porém outros dons que permitem a expansão da proatividade e da liderança que são a imaginação e a consciência.

A imaginação nos auxilia a pensar em outras possibilidades com liberdade já a consciência nos permite entrar em contato com os nossos valores. Combinados com a autoconsciência, nos dão o poder de ser dono de si.

No processo para se tornar “dono de si” é preciso alterar alguns paradigmas para potencializar resultados ou eliminar aqueles que nos limitam ou sufocam, através da ressignificação, sentindo-se livre para viver de acordo com seus valores mais profundos e com os princípios corretos que lhes dão sentido.

Tão importante quanto ser “dono de si” é saber fazer as escolhas, tomar decisões baseadas nos seus valores e princípios e aprender a reagir as circunstâncias indesejadas com inteligência emocional. Faz sentido você fazer sua declaração de missão pessoal para que ela seja seu guia na tomada de decisão.

Referência: Livro Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Livro por Stephen Covey

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *