done

O prazer de realizar

Para ser mais produtivo você precisa ter atitude e assumir o controle do seu tempo.

Seja prático e use ferramentas e metodologias para melhorar a execução das tarefas que agregam valor e elimine as que não tem sentido.

Divida seus objetivos em metas para que se torne viável, programe a execução destas metas na sua agenda, falo de criar agenda viável, aquela que seja impossível você não cumprir e acima de tudo se tem algo para fazer faça.

O que a neurociência diz sobre este processo?

A neurociência explica que uma agenda de atividades bem estruturada e verdadeiramente cumprida, fará com que você estimula o sistema de recompensa no cérebro (Núcleo Accumbens) liberando neuro-hormônios que lhe trarão sensação de dever cumprido, realização.

Esta sensação fará com que você persista e esteja mais motivado para seguir em direção ao seu objetivo. A sensação positiva de realizações alcançadas, diminuem drasticamente a sensação de preocupação, pois você já se vê capaz de realizar reduzindo a ansiedade.

O autor de livros Christian Barbosa sugere a classificação das atividades em 3 esferas:

  • Importante:Tem tempo para ser feito, traz resultado, agrega valor e traz satisfação. Os planejadores conseguem através das melhores práticas executar as atividades com tranquilidade e por isto conseguem ter mais tempo de qualidade.
  • Urgente:Tempo acabou, pode até trazer resultado, resolver problemas, mas agrega o stress. Os solucionadores de problemas criam a cultura de que é preciso apagar incêndios para ser visto e valorizado. Esta valorização, faz com que se descarte possibilidades de melhorar a eficácia na execução das tarefas.
  • Circunstancial:Desperdício de tempo, pois o foco está no que não agrega nenhum valor. Em geral são os reclamadores que estão nesta esfera, porém a medida que as coisas não acontecem com eles sentem frustração.

Quanto mais tempo e energia dedicamos aos itens importantes e que tem relação direta com os resultados desejados mais produtivos seremos.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *