cerebro

Neuroanatomia Fundamental – Áreas do cérebro e funcionalidades

Ao separarmos os hemisférios e olharmos as áreas que compõe o encéfalo, é possível conhecer estruturas importantes para desenvolvimento emocional e cognitivo, são elas:

cerebro-hemisferios

Saiba mais…

Amígdala

Estrutura cerebral relacionada as reações emocionais, relações sociais, comportamento sexual, sentimentos e na aprendizagem de conteúdo emocionalmente relevante bem como sua fixação.

Tem a função de monitorar o ambiente, sendo responsável pelo “alerta” e pelo reconhecimento do medo, sendo assim influencia na tomada de decisões.  Se retirada do cérebro, o resultado é uma incapacidade impressionante de avaliar o significado emocional das coisas, seria como ficar “ausente do mundo”.

Quando o néo-córtex ainda está em vias de tomar uma decisão, a amígdala pode assumir o comando, ou seja, quando o indivíduo é tomado pela raiva, o fica furioso, aborrecido, a ponto de não conseguir pensar e/ou se comunicar direito ou até de fazer tarefas simples.

Estudos mostram que ser abraçado, afagado ou de outro modo reconfortado, inibe a ação desta região cerebral.  O funcionamento da amígdala e sua interação com o néo-córtex estão no centro da inteligência emocional.

Córtex pré-frontal:

É considerada a sede da personalidade e esta relacionada à capacidade de seguir sequências ordenadas de pensamentos e modelar o controle do comportamento emocional, através da capacidade de realizar a autorregularão, auto monitoramento, controle inibitório, planejamento, flexibilidade, disciplina, perseverança.Nesta área neural que se manifesta o livre arbítrio, onde são feitas as escolhas conscientes.

Córtex Cingulado

Realiza a identificação de conflitos, de erros e na correção de falhas, assim como na ansiedade.

Glândula pineal

Realiza a regulação dos chamados ciclos circadianos, que são os ciclos vitais (principalmente o sono) e no controle das atividades sexuais e de reprodução. Alguns consideram que a pineal tem um papel especial na ligação do que seria a alma ao corpo.

Gânglios da Base

Responsáveis pelo controle automático do comportamento como modo de agir, de pensar e de sentir, e são responsáveis por diversas funções como a coordenação motora, comportamentos de rotina e repetitivos, nossos hábitos, emoções e também cognição.

Núcleo Accumbens

Está muito ligado a atuação da dopamina no nosso corpo, fazendo parte da via de recompensa do nosso cérebro e pode ser estimulado por qualquer atividade prazerosa como músicas, filmes, reconhecimento, livros e danças. A motivação é determinante para o indivíduo se comprometer com a ação!

Hipocampo

Converter a memória a curto prazo em memória a longo prazo.

 

Hipotálamo

Conjunto de neurônios que atua no controle do sistema nervoso autônomo e o sistema endócrino, ou seja, regulando hormônios. Atua na regulação do comportamento emocional como raiva, medo, prazer, sono, fome, sede. Principal regulador dos ritmos circadianos que regula nossos parâmetros fisiológicos metabólicos nas 24 horas do dia.

Hipófise

É conhecida também como glândula pituitária, é considerada uma glândula mestre, secretando hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas. Estas substâncias liberadas na corrente sanguínea tem uma gama de efeitos sobre o metabolismo corporal, resposta ao estresse e qualidade de vida. Faz a conexão da mente e corpo.

Tálamo  

Faz um papel de filtro de estímulos para a consciência antes de serem reconhecidos no córtex frontal. Esta ligado intimamente com um comportamento emocional.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *