cerebro

Neuroanatomia Fundamental – Sistema límbico

É uma das principais estruturas neurais a serem trabalhadas no processo de desenvolvimento pessoal, destaco algumas funcionalidades:

  • Local onde se realizam a reconfiguração de crenças, aos mecanismos de fixação de aprendizado, e tantas outras.
  • Responsável por controlar as emoções e tem relação com aprendizado e a memória.
  • Alguns estudos mostram a relação do sistema límbico com sistema endócrino, ou seja, na regulação de importantes hormônios.
  • Tem relação com comportamentos emocionais e sexuais

As estruturas que compõe sistema límbico são:

Hipotálamo

Atua nas respostas periféricas como o choro, a alteração do ritmo cardíaco e respiratório, nos processos motivacionais, regulação do comportamento emocional como raiva, medo e prazer, regulagem do sono, do apetite, pela libido, e também controla a temperatura corporal;

Tálamo

Processa os sentidos, tais como tato, paladar, visão e audição, e sensações do tipo dor, calor ou frio. Com exceção do olfato é que são enviados diretamente ao córtex cerebral. Tem o papel filtro de estímulos para a consciência antes de serem reconhecidos no córtex frontal.

 Giro cingulado

Tem um papel importante na identificação de conflitos, de erros e na correção de falhas através da mudança de comportamento e ansiedade. Indivíduos ansiosos criam excesso de futuro e com isso não realizam as coisas que deveriam no presente.

Amígdala

Monitora o ambiente e é responsável por identificar as situações de perigo “alerta”, medo,ansiedade, regulador do comportamento sexual e memórias emocionais. Associa a expressão facial com o significado emocional e social de um acontecimento. Sendo assim possui grande influência nas tomadas de decisões e nas relações sociais. Quando a pessoa é tomada de raiva, quando fica furioso, a ponto de não conseguir pensar e/ou se comunicar direito ou até de fazer tarefas simples, percebe-se que a amígdala assumiu o controle antes do neo-córtex.  O controle desta área pode se dar sabe com um abraço, o toque e o afago.

Hipocampo

É responsável pela memória recente e também de longo prazo é importante para converter a memória de curto prazo em memória de longo prazo. Sabe-se que quando a memória esta ligada a um sentimento aumenta a fixação.

Corpos mamilares

Atuam de forma extremamente íntima com o hipotálamo, ou seja, suas funções se confundem;

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *