IE3

Emoções e sentimentos

Para falar de inteligência emocional precisamos entender a diferença entre emoções e sentimentos. 

 As emoções são manifestações incontroláveis da nossa mente que nos fazem agir e reagir diante dos acontecimentos sem perder tempo o que garante nossa sobrevivência.

 As emoções estão sempre associadas a um estímulo.

Estímulos externos : Associados a ameaça de morte, ver uma pessoa amada, ver uma pessoa odiada, ver um assaltante, ver um animal feroz etc.

Estímulos internos: Pensar em alguém que você gosta, pensar em alguém que você odeie, reviver Memórias emocionais/afetiva (emoções + sentimentos) etc.

Ao receber um estímulo que nos deixe em situação de alerta, nosso corpo se prepara para reagir e agir rapidamente (0,5 segundos) afim de garantir nossa sobrevivência, pois o cérebro entende que precisamos nos defender.

Que saber o que acontece com nosso corpo neste momento?

Um ou mais fenômenos abaixo podem ocorrer:

  • Pupilas dilatadas
  • Inibição do sono
  • Estado de atenção plena
  • Boca seca
  • Estômago altera funcionamento.
  • Intestino se estiver cheio libera.
  • Aumenta a transpiração.
  • Alteração do padrão da respiração
  • O vasos sanguíneos se comprimem e dilatam desviando o sangue para locais mais importantes, como por exemplo:
    • Diminui o sangue no sistema digestório e aumenta nos músculos, por isto ao sentir medo sentimos aquela sensação de frio na barriga.
    • Diminui o sangue no rosto, por isto pessoas com medo ficam pálidas, assim o sangue é desviado para estimular as glândulas que liberam hormônios como adrenalina e cortisol que aumenta o batimento e eficiência cardíaca.

A emoção não é o que você sente, porque você pode sentir uma dor física exemplo uma dor de ouvido que não tem relação com nenhum sentimento. A emoção necessariamente está relacionada a um sentimento.

Quer saber mais?

A emoção é automática, porém se diante da situação você já tomou consciência do que está sentindo, já iniciou outro processo relacionado aos sentimentos. O sentimento é a percepção consciente e parcial das emoções, ou seja, sente o medo mas não tem consciência de todas as alterações fisiológicas que estão ocorrendo.

As emoções e sentimentos são mediados no cérebro em estruturas distintas, outros circuitos. Existem emoções que não se tornam consciente mas desencadeiam comportamentos, por exemplo ao ver uma foto de uma pessoa querida que faleceu você pode não se dar conta das emoções naquele momento, mas pode apresentar comportamentos de isolamento, irritabilidade, vitimização e eles podem se apresentar de maneira sutil como irritação, impaciência etc. Sabe aquele dia que você tem comportamentos indesejados sem um motivo aparente?

Uma emoção pode não se tornar um sentimento. O sentimento é como interpretamos e guardamos as emoções diante de um acontecimento, ex. medo, raiva, alegria, tristeza, amor etc.  

Fonte: Palestras do Neurocientista Pedro Calabrez.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *