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Competências da inteligência emocional

Antes de falar das competências é necessário destacar a importância da comunicação, mais especificadamente dos seus pensamentos e sentimentos. A neurociência explica que tudo o que pensamos gera algum fenômeno físico ou emocional em nosso corpo. Estamos o tempo todo nos retroalimentando por aquilo que construímos em mente. Isso pode ser fortalecedor ou nos destruir de acordo com o que escolhemos pensar.

Se você se apodera desta comunicação consegue conduzir sua mente em uma direção mais construtiva escolhendo um significado/sentimento mais adequado para os fatos e consequentemente fará escolhas melhores.

As competências:

Através do autoconhecimento é possível reconhecer as emoções e sentimentos. A partir desta consciência, compreensão e aceitação de si, você poderá escolher ressignificar o necessário para mudar os comportamentos e reagir de forma mais

Uma vez que você domina sua mente através da comunicação interna e se apodera de si através do autoconhecimento é hora de usar o autocontrole para reagir de forma mais construtiva.

Exemplo: Se durante um evento importante uma pessoa é desrespeitosa, provavelmente você começará a sentir algumas emoções e como consequência poderão surgir sentimentos de medo, raiva, frustração.

Estes sentimentos poderão fazer você agir de maneira inadequada. Sua reação pode ser desde iniciar uma discussão ou se sentir intimidado. Ambos sentimentos prejudicarão sua performance pois irão lhe desviar do objetivo principal.

Uma pessoa emocionalmente inteligente sabe que independente do motivo pelo qual estes sentimento e emoções apareceram, pode escolher reagir de forma diferente de modo que o resultado seja mais produtivo. Aquela frase conhecida “Você quer ter razão ou ser feliz”, cabe bem neste exemplo, e poderia mudar para quer ter razão ou conquistar?

Uma pessoa inflexível tem dificuldade de mudar seus comportamentos, pois ela precisa que fique claro que ela tem a razão. Recuar ou reagir diferente para ela significa perder a razão.

As pessoas que desenvolvem a inteligência emocional escolhem fazer o necessário para que o resultado seja assertivo, mesmo que as vezes possa parecer que ela perdeu.

Se neste momento o pensamento “falar é fácil”, passou pela sua mente saiba que faz muito sentido porque a jornada vai exigir muito e você precisa ter a motivação correta, ou seja, um propósito para se apoiar.

Um dos princípios fundamentais neste processo é a Empatia, que é a capacidade de reconhecer as emoções dos outros ou seja racionalmente buscar compreender o outro e o porquê reage e se comunica de uma determinada forma. Ao conseguir identificar a intenção positiva ou mesmo a intenção negativa, vai conseguir se comunicar assertivamente.

A capacidade de exercitar o autocontrole e fazer empatia é o que nos faz ter a capacidade de se relacionar assertivamente.

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