IE2

Porque inteligência emocional funciona nas organizações?

A inteligência emocional está muito relacionada com a automotivação, por isto é importante entender como a motivação atua no nosso cérebro. A neurociência explica que quando seu cérebro percebe que o que está fazendo lhe trará ganhos significativos e que vai satisfazer suas necessidades e expectativas, ele vai ser esforçar para ir um pouco mais além do que pretendia, aumentando a produtividade.

O ser humano é motivado por recompensas, existe uma estrutura no cérebro que fica no sistema límbico chamado de núcleo accumbens que está muito ligado a atuação da dopamina no nosso corpo. Esta área é estimulada por quaisquer atividades prazerosas como ouvir músicas, ver filmes, ler e dançar.

Uma outra forma de estimular esta área é através da validação, reconhecimento, elogios sinceros, sensação de conquista e superação. Estes sentimentos geram a motivação necessária para que o indivíduo se comprometa com a ação.

Exemplo: Ao estruturar e cumprir o planejamento de atividades o sistema de recompensa é estimulado e ocorre a liberação de neuro-hormônios que trazem a sensação de dever cumprido e realização.

Esta sensação trará a motivação necessária para persistir e se manter motivado para cumprir suas metas, mesmo diante de situações adversas quando percebe que realizou terá prazer. Isto ocorre por que a ansiedade e preocupação diminui e consequentemente dando espaço para sentimentos de conquista.

Importante ressaltar que que nosso cérebro sempre irá nos levar para onde temos prazer. Ele direcionará as ações e foco naquilo que você reconhece como sua zona de prazer e reconhecimento.

Caso você determine ao cérebro que só tem prazer em atividades não relacionadas ao trabalho seu cérebro o conduzirá até esta posição, ou seja será impossível estar motivado no trabalho.

Caso seja levado a reconhecer sua zona de prazer totalmente oposta a isso, a cada pequena conquista, mais necessidade o cérebro ira determinar nesta direção, gerando assim um ciclo continuo de crescimento.

Por isso que perguntas inteligentes e poderosas, como: o que eu ganho fazendo esta atividade, esta atividade tem relação direta com meu objetivo e consequentemente com meu propósito? Esta reflexão é  capaz de mudar o estado mental, despertando emoções e lembranças que irão potencializar a reconfiguração do que se deseja alcançar.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *